Texto idiota20

Eu sou Rilton Vianna ou simplesmente RILTON. Tenho 20 anos e nasci em Aguiar, já ouviu falar?Mas já não moro mais por lá.


Levo uma vida idiota embora vários idiotas me digam que outros idiotas queriam ter essa minha vida idiota, como se eu não soubesse que esses idiotas que vêm me dar conselhos idiotas também levam uma vida idiota e também ouvem vários idiotas mais idiotas do que eles dizerem que outros idiotas queriam ter suas vidas idiotas.

Como tudo isso é idiota, não? Eu acho.


Minha vida é idiota, mas eu não desejo e espero não desejar a vida de outros idiotas pouco menos idiotas do que a minha. Afinal, eu me transformaria num conselho idiota na boca de outros idiotas que certamente me dariam a outros idiotas.


Rilton Vianna







terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Paz?



Não meus caros, este NÃO é um blog jornalístico. Mas o assunto do qual vou tratar se fez tão sério, que provocou em mim inspiração quase poética. E como eu estou aqui para falar do que sinto, também estou aberto a falar do que não entendo ou aprovo.

Como todos sabem, pois está no texto de saudação do blog, minha cidade natal felizmente ou infelizmente é Aguiar, no sertão da Paraíba. Mas, antes de continuar,  peço-lhes que abandonem essa ideia de cidadezinha  pacata que deve ter sido projetada em suas mentes, pois eu devo lhes dizer ( mesmo contrariando Belchior ) que as aparências, às vezes, enganam. Neste caso,  então... LUDIBRIAM!

Não é de hoje e nem de pouco tempo que pessoas morrerem e matarem aqui é o que faz  nossa cidade ser famosa no vale e até mesmo no estado.
Enquanto cidades vizinhas se destacam por esportes, ou qualquer outra coisa decente, nós somos a lendária cidade da violência.

Eu falei 'lendária'? Desculpe, foi um engano cruel. Pois, segundo o léxico, a palavra "lenda" significa :

"Narração escrita ou oral, de caráter maravilhoso, na qual os fatos históricos são deformados pela imaginação popular ou pela imaginação poética"

E aqui não tem nada de imaginário, não! a cada 5 cidadãos aguienses, 3 já foram testemunhas oculares de crimes que são cometidos em praça pública. Não duvide, ainda, se eu disser que as crianças crescem com uma única certeza :  a de que nasceram num lugar onde tudo é permitido e ninguém é punido. 
E a única coisa que se faz poética nisso tudo é a dor angustiante trazida pelo sentimento de perda residente no peito de cada família.

Não pensem que estou aqui para fazer apelos. Afinal, apelar para quem? Para a polícia? Ou para aqueles que sequer respeitam uma época como esta, em as pessoas se confraternizam, recebem seus entes que estavam distantes e festejam a vinda do ano novo?

Não, eu não perderia meu tempo. A tradição mór daqui não é natalina nem celebrativa. 

É por aqui que termino desejando um próspero 2011 para todos os aguiaenses. Desejar paz seria um tanto inútil, mas desejo, de coração, que Deus conforte todas as dores que nesse momento pairam sobre nossa cidade. 

RiltonVianna





Um comentário:

  1. Paz é o que todos querem, alguns hipocritamente da boca pra fora, humpf!

    Seu texto é muitíssimo válido, Rilton, principalmente numa época em que todos esperam e desejam o melhor para o próximo.

    Acho que não só em Aguiar, mas se a minha cidade e onde Judas perdeu as botas continuar assim, podemos nos fazer a pergunta: Mas desejar o melhor a que próximo?
    Enfim, seria uma boa em que todos pudessem refletir em seus atos e serem um pouco mais humanos.

    Lamentável.

    ResponderExcluir